
Atribuição do administrador de imóveis
A administração de imóveis é uma atribuição legal do profissional da intermediação imobiliária conforme a Resolução Cofeci 199/85, que prevê o registro no Conselho Regional de Corretores de Imóveis para desempenhar a função.
Administrar um imóvel se refere aos atos de gerenciamento. O corretor de imóveis deve auxiliar o proprietário a cuidar de seu patrimônio. Para isso, o profissional deve apresentar uma boa organização, uma estrutura eficiente, além de prestar também orientação financeira ao cliente.
O administrador atua como um intermediário entre o proprietário e o inquilino com o objetivo de solucionar eventuais problemas. Quando um imóvel for entregue, o profissional deve verificar ainda se a unidade está em estado similar ao de quando foi alugada.
Estão entre as funções do administrador imobiliário a elaboração dos contratos, a cobrança dos aluguéis, ações de despejos, além de conhecer bem os direitos da vizinhança, leis estaduais e municipais e tributação de imóveis.
Também é atribuição do administrador de imóveis, quando a unidade estiver disponível para locação, fazer a divulgação em mídias especializadas, como os portais de internet e redes sociais, visando conseguir um bom inquilino, aquele que possa cumprir com as obrigações estabelecidas no contrato.